PROBLEMAS EM SUA VIAGEM?

Saiba o que fazer diante de problemas relacionados a viagens, exija seu direito.


Atrasos e cancelamentos em voos nacionais e internacionais, extravio de bagagens, entre outros problemas.


Quando planejamos uma viagem logo imaginamos que tudo sairá conforme planejamos, mas nem sempre isso acontece. Cancelamento de voo, atrasos, malas extraviadas, overbooking, caso isto aconteça com você, não deixe de buscar seus direitos na justiça. As companhias aéreas tem o dever de dar toda assistência aos passageiros, não importa o motivo que ocasionou o atraso ou o cancelamento, entretanto, os atrasos as vezes são causados pela própria companhia aérea, seja por excesso de passageiros, problemas de manutenção na aeronave ou por falta de tripulação, problemas que poderiam ser evitados.

Saiba então o que fazer diante de um cancelamento e atraso de voo nacional e internacional:

As regras da Anac preveem reacomodações: reembolso e pagamento de acomodação e alimentação aos passageiros, mas infelizmente as Empresas não ajudam em nada neste momento de angústia, principalmente quando a viagem é a trabalho ou de negócios.

As regras também dão direitos aos passageiros que tiverem seu embarque recusado, como em casos de overbooking, quando a companhia vende mais passagens para determinado voo do que o número de assentos disponíveis. Voo atrasado em mais de uma hora. A companhia deve oferecer ao passageiro um meio de comunicação (internet, telefone etc.), para que ele possa avisar do atraso. Voo atrasado em mais de duas horas. O passageiro tem também direito a alimentação, em forma de voucher, refeição ou lanche. Voo atrasado em mais de 4 horas. Além dos anteriores, acomodação ou hospedagem, e transporte até o local e de volta ao aeroporto. Com passageiro no aeroporto de partida: Reembolso integral, incluindo tarifa de embarque (empresa pode suspender assistência material) Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem custo (empresa pode suspender assistência material) Embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino, se houver lugar. Empresa deve manter assistência material Voo cancelado. É irritante, cansativo, você chegar no aeroporto, com a costumeira informação, de chegar uma hora antes do voo, e surpreendentemente escutar do funcionário “SEU VOO FOI CANCELADO”, e aí? como assim? “Vamos tentar recoloca-la em outro voo", pois é isto que ocorre muito. Os direitos estão na lei: - Reembolso integral, incluindo tarifa de embarque; - Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem custo; - Embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino, se houver lugar; - Empresa deve manter assistência material; Sim, a lei determina, mas as empresas não cumprem, pois devem informar aos passageiros com pelo menos 72 horas de antecedência, quaisquer mudanças em relação ao horário de voo.

Todos estes direitos deveriam ser respeitados pelas empresas aéreas, mas o descaso é muito grande, levando os passageiros infelizmente, a buscar ajuda na justiça, e aguardar que o judiciário reconheça seu direito, que é líquido e certo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo